Bancos Digitais
Os bancos digitais estão entre as inovações que mudaram o mercado de serviços financeiros nos últimos anos. Ganhamos em praticidade, ganhamos tempo e comodidade para realizarmos as nossas operações. É possível verificar ofertas de fácil pesquisa e acesso através de um simples download de APP da instituição escolhida.
O onboarding numa conta digital é (via de regra) bastante simples. Antes dele vivíamos um cenário de visitar as agências para realizarmos as ações necessárias, como a abertura de contas, solicitações de empréstimos, aplicação de fundos.
Atualmente, vivemos com a comodidade e praticidade de poder realizar transferências e pagamento de contas através dos nossos Smartphones. Digitalização essa que, foi bastante impulsionada pelo Pix, entre outros fatores, mas que, já vinha acontecendo anterior a esse novo meio de pagamento. Vivemos um cenário mais eficiente e também mais acessível financeiramente despertando o interesse do público não bancarizado.
Mas, o que é um banco digital? Trata-se de uma instituição financeira que oferece serviços bancários, principalmente, por meio de plataformas digitais como, aplicativos e Internet Banking. Ao contrário dos bancos tradicionais, que têm agências físicas, os bancos digitais operam de forma virtual, permitindo que os clientes realizem a maioria das transações e serviços bancários por meio de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, computadores e até dispositivos como; pulseiras e relógios.
Os bancos digitais geralmente fornecem uma gama completa de serviços bancários, incluindo abertura de contas, depósitos, pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos e gerenciamento de finanças pessoais.
Mas, para que tenhamos o funcionamento a pleno dos bancos digitais, há um elemento muito importante e que, não falamos sobre ele ao público consumidor em geral. O Core Banking!
Core Banking
O Core Banking (ou core bancário) é o sistema responsável por processar as transações financeiras realizadas em aplicativos e internet banking, das fintechs, banco digitais e bancos tradicionais. Também concentra o gerenciamento das contas correntes, entre outras, informações financeiras.
Certo, mas, quais são os sistemas, que unidos, formam um Core Banking? SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos/Pix), Investimentos, Regulatórios do Banco Central, Conta Corrente, Tesouraria. A atuação conjunta desses sistemas forma um core bancário. Importante ressaltar que não se restringe só a esses sistemas.
Para viabilizar o funcionamento dos bancos é essencial termos um core banking robusto e totalmente funcional, capaz de suportar grandes operações. É a partir de uma estrutura como essa que é possível escalar os negócios e suprir as necessidades dos clientes.
A Lydians Sistemas de Informação oferta ao mercado um Core Banking completo, com Gestão de Contas, SPB, Pix, Tesouraria, Informes Legais/Regulatórios exigidos pelo Banco Central, CCS & Jud, Cosif, Investimentos, Sistema de Liquidação de Cartões e Nova Plataforma de Cobrança.
Se, você que está lendo, tem interesse em iniciar um negócio ou alavancar o seu negócio através de contas digitais, ou ofertar uma experiência omnichannel, fidelizar e aumentar a base de clientes, inovar no seu customer experiencie, você pode vir com a gente. A nossa solução está apta a rodar em estrutura on-premisse e também através de Nuvem.
O nosso Core Banking tem a robustez suficiente para suportar grandes volumes transacionais e apoiar o crescimento dos negócios. Vários de nossos clientes estão escalando a partir da nossa estrutura. Agende um café com o nosso time de negócios e saiba mais!
Artigos relacionados
7 motivos para conhecer o Sistema de Pagamentos Brasileiro
Lydians patrocina FEBRABAN TECH 2023
Como a mensageria SPB pode ajudar seu negócio em 2023?