Com mais de 20 anos de operação, o Sistema de Pagamentos Brasileiro ainda oferece oportunidades para as instituições financeiras agregarem novos produtos, reduzir custos ou incrementar a eficiência operacional interna ou junto a seu cliente.
Isso pode ser evidenciado pela ampla adesão de novas instituições financeiras no STR. Em 2023, apenas até maio, foram incluídas 22 instituições no STR – Sistema de Transferência de Reservas. Comparando com o ano de 2022, que ao total foram incluídas 24 instituições, percebemos uma tendência no mercado na adoção da plataforma.
Como já foi descrito no artigo Desmistificando os Custos do SPB, o momento tecnológico atual permite as instituições participar essa estrutura com custo muito menor do que era praticado no passado.
Conheça possibilidades para ajudar seu negócio em 2023:
Aumento na janela de operação para liberação de empréstimos: o principal produto de uma Instituição Financeira, que é o crédito, pode também ser o maior beneficiário da participação no SPB. Quando uma IF deixa de pagar suas operações por meio de um banco liquidante ela pode estender a liberação das operações durante praticamente toda a grade de pagamentos. Um acréscimo e tanto para a competitividade.
Redução na despesa quanto a pagamentos efetuados na instituição financeira: Dependendo do cenário da Instituição Financeira, o custo de aquisição e manutenção do Sistema SPB pode ser suprido puramente com a redução da despesa de pagamentos efetuados pela própria.
Permite a operação de outros produtos distribuídos dentro da RSFN, como por exemplo operações junto ao Selic e B3.
Permite rentabilizar operações que boletos, principalmente após a modernização da cobrança: Este meio de pagamento tão querido no Brasil ainda é amplamente utilizado pela população em geral, pode ser rentável para a Instituição Financeira numa operação de correspondente bancário ou recebimento junto aos clientes.
Redução de custos de cobrança: Ainda sobre boletos, instituições que operam junto a conglomerados financeiros como, por exemplo, instituições do varejo e que tem grande emissão de boletos podem se beneficiar da redução de custos e do aumento da eficiência no processo de cobrança tendo seu próprio boleto.
Aumento da flexibilidade na gestão da conta PI. Tendo acesso direto a conta liquidação junto ao Bacen a gestão da disponibilidade do sistema de pagamentos instantâneos torna-se muito mais flexível incluindo operações compromissadas e demais instrumentos para gestão de liquidez.
Vale lembrar que a escolha da solução SPB e do seu modelo de licenciamento reflete diretamente nas capacidades e nos custos envolvidos nesse processo. A adoção de soluções que geram um custo por transação e/ou volume pode inviabilizar um ou mais dos benefícios supracitados.
É possível observar também que o PIX/SPI não é um substituto ao SPB e sim complementa o leque de possibilidades. Quando ambas as plataformas operam integradas permite-se o máximo de eficiência e funcionalidades atuando em conjunto, sendo um dos exemplos mais simples nesse sentido é o boleto híbrido, com QRCode Dinâmico do PIX e Código de Barras para compensação.
Agora que você já entendeu como a mensageria SPB pode ajudar seu negócio, não deixe de conferir nosso core-banking que é o mais completo do mercado.
Artigos relacionados
7 motivos para conhecer o Sistema de Pagamentos Brasileiro
Modernização da Cobrança e Novas Oportunidades de Negócio