Sem categoria

Pix Automático – Uma Nova Solução de Pagamentos Recorrentes

Praticidade e eficiência para empresas e usuários

O Banco Central do Brasil (BC) está inovando com o “Pix Automático”, uma solução que promete simplificar pagamentos recorrentes de forma automatizada mediante a autorização prévia do pagador e a necessidade ativa do mesmo para cada transação. Neste artigo, exploraremos os detalhes e implicações desse novo sistema.

O funcionamento do Pix Automático foi apresentado em detalhes na 21ª reunião plenária do Fórum Pix, ocorrida no dia 17/12/2023.

Vantagens do Pix Automático

Para o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Angelo Duarte, o Pix Automático facilitará a cobrança recorrente de produtos e de serviços, a fim de aumentar a eficiência e a competição do setor.

Outra vantagem aos recebedores é que os custos tendem a ser mais baixos, ao passo que, além de usar a infraestrutura já existente do Pix, o modelo, diferentemente do que existe atualmente no débito automático, independe de convênios bilaterais, ou seja, a empresa pode ter conta em um único participante do Pix e receber transações de seus clientes, independentemente de serem do mesmo banco.

Fonte: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/760/noticia

O Pix Automático inegavelmente traz consigo a promessa de facilitar as cobranças recorrentes de uma maneira flexível e parametrizável. Empresas de diversos tamanhos e setores, como por exemplo concessionárias de serviço público, escolas, academias, planos de saúde e até mesmo empresas do setor financeiro, poderão se beneficiar. 

Requisitos e Implementação do Pix Automático

Conforme pontuado pelo Banco Central do Brasil, os principais objetos do PIX Automático são:

Seguindo as premissas do produto, este estará disponível exclusivamente para usuários recebedores detentores de CNPJ: Pessoas Jurídicas (empresas, entidades governamentais, entre outros), empresários individuais (EI) e microempreendedores individuais (MEI).

Pix Automático será obrigatório a todos os participantes do PIX que ofertam conta transacional para pessoas naturais, na ponta pagadora (PSP Pagador).

É facultativa a implementação pelos participantes do Pix na ponta recebedora (PSP Recebedor) e participantes na ponta pagadora (PSP Pagador) para usuários pagadores pessoas jurídicas.

O PSP Recebedor poderá cobrar tarifa do usuário recebedor e é vedada cobrança de tarifa do usuário pagador.

Mecânica de Funcionamento: Quatro Etapas Fundamentais

1 – Criação da Recorrência: O PSP recebedor cria a recorrência e a envia ao PSP pagador, contendo informações necessárias para a autorização do Pix Automático pelo usuário pagador.

2 – Autorização: O usuário pagador concede permissão ao seu PSP para realizar débitos em sua conta transacional conforme parâmetros estabelecidos.

3 – Agendamento do Débito: O PSP pagador agenda a transação com base nas informações da cobrança e notifica o usuário pagador sobre o agendamento, incluindo valor e data prevista para a liquidação.

4 – Liquidação: Na data prevista, o PSP pagador inicia a transação e notifica o usuário pagador sobre a efetivação do débito.

Modelos de Criação de Recorrências

1 – Jornada Push: O pagador informa o Pix Automático diretamente ao recebedor como forma de pagamento.

2 – Jornada do QR Code Sem Cobrança: O pagador lê um QR Code contendo dados da recorrência.

3 – Jornada do QR Code Combo: O pagador autoriza cobranças futuras junto com o pagamento imediato por meio de um QR Code.

4 – Jornada da Oferta Pós-Pagamento: O usuário recebe uma oferta para pagar cobranças futuras após efetuar um pagamento por meio de QR Code.

Conclusão

Sem dúvida, o Pix Automático promete revolucionar a forma como lidamos com pagamentos recorrentes, oferecendo praticidade e eficiência para empresas e usuários. Com seus benefícios e flexibilidade, representa um avanço significativo no cenário financeiro contemporâneo.

Mantenha-se atualizado! Aproveite para ler mais sobre o universo do Pix:

Pix Cobrança: Impacto e benefícios para Instituições Financeiras

Regulatórios e PIX: Agenda de inovações do Banco Central

PIX: Como o meio de pagamento impacta o FGTS Digital

Como funcionam os benefícios dos pagamentos na era do PIX?

Conteúdo em destaque

Aumente a rentabilidade do novo consignado da sua IF com SPB

Entenda o novo empréstimo consignado: A recente modalidade de crédito, que foi disponibilizada através do programa Crédito do Trabalhador, tem como objetivo atender a profissionais com carteira assinada, ofertando condições mais atrativas de juros. Nesse novo empréstimo, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do funcionário, que poderá utilizar os recursos tanto para […]

Acessar conteúdo
Lydians na FEBRABAN TECH 2024 – O Convite para o Futuro

A Lydians tem orgulho de novamente patrocinar e expor na FEBRABAN Tech 2024 que ocorre em 25, 26, e 27 de Junho em São Paulo no Transamerica Expo Center.

Acessar conteúdo
DREX – A moeda digital para chamar de nossa!

Aplicações e Impacto do DREX no dia a dia das Instituições Financeiras e seus clientes A origem do DREX O Banco Central batizou o Real Digital, como DREX. Está versão do real é uma Central Bank Digital Currency (CBDC) – ou moeda digital de banco central. A nova moeda é a representação da moeda brasileira […]

Acessar conteúdo