Destaque

SPB – Desmistificando os custos

Em produção há mais de 20 anos, o Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB é um modelo consolidado e que nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX, mostrou-se fundamental ao ecossistema das Instituições Financeiras, permitindo a operacionalização de uma vasta gama de produtos financeiros, para muito além da TED, trazendo escala aos negócios e maior liberdade às Instituições Financeiras.

Na época do seu lançamento, os custos de aquisição – tanto em relação à conectividade, ferramentas e pessoas – eram proibitivos para a maioria das Instituições Financeiras. As soluções de PSTI foram pensadas para diminuir o custo para as instituições com menor volume, que poderiam compartilhar uma infraestrutura de comunicação com a RSFN e o IBM MQ. Desta maneira, tradicionalmente as mesmas fornecem um custo de aquisição inicial mais baixo em relação a instituição financeira ter sua própria estrutura. Nessa modalidade a Lydians opera e integra desde 2002 com os provedores PSTI C&M Software e PSTI JD Consultores.

Com o passar dos anos e, mais recentemente, com a possibilidade de diluição dos custos de infraestrutura com outros produtos, se tornou bem mais atrativo para a grande maioria das instituições se conectarem diretamente na Rede do Sistema Financeiro Nacional e terem sua própria estrutura de liquidação das operações.

Elencamos a seguir os principais pontos que devem ser levados em conta na aquisição de uma solução SPB.

Infraestrutura de Links de Comunicação – RSFN

A regulamentação do uso das plataformas de computação em nuvem publica trouxe grandes facilidades na alocação dos recursos de infraestrutura e sua gestão. No mercado também surgiram soluções que fornecem a conectividade requerida com a RSFN em modelo Cloud Link.

IBM MQ Series e Connect Direct

Talvez seja o software da IBM o componente de todo esse ecossistema que mais intimidava as Instituições Financeiras. O mesmo é responsável por trafegar as mensagens e arquivos entre os participantes e as Câmaras, de maneira altamente confiável e performática.

Nesse sentido, a Lydians é parceira da IBM no fornecimento, treinamento operacional e implantação do IBM MQ e Connect Direct na sua Solução de SPB, diminuindo efetivamente os custos e facilitando a gestão desse ativo.

IBM MQ – Business Partner

Certificados Digitais SPB

Os certificados padrão SPB emitidos por autoridade certificadora ICP-Brasil são requeridos, e o custo de aquisição não diferencia se a operação ocorre com um PSTI ou estrutura própria.

Soluções PSTI ainda valem a pena?

Tradicionalmente os fornecedores de solução PSTI ofertam seu serviço com regime de pacote de mensagens e/ou com um valor por mensagem trafegada. Neste caso, é necessário observar a escalada dos negócios pode, rapidamente, oferecer um custo mensal para além do custo de aquisição da estrutura necessária e ter total controle sobre sua estrutura.

Se a Instituição está pensando em ofertar o PIX ao seus clientes, e/ou trabalhar com uma carteira de registro de boletos própria, ou ainda, ofertar pagamentos de boletos da Plataforma Centralizada de Registro, deve levar em conta a escalada do custo na proporção da escala do negócio. Nesse cenário uma alternativa onde o custo fixo mensal é especialmente interessante.

Quer saber mais?

Conheça nossa solução de SPB, potencialize seu negócio e reduza os custos.

Entre em contato com nosso time de especialistas para obter mais detalhes.

Conteúdo em destaque

Lydians na FEBRABAN TECH 2024 – O Convite para o Futuro

A Lydians tem orgulho de novamente patrocinar e expor na FEBRABAN Tech 2024 que ocorre em 25, 26, e 27 de Junho em São Paulo no Transamerica Expo Center.

Acessar conteúdo
DREX – A moeda digital para chamar de nossa!

Aplicações e Impacto do DREX no dia a dia das Instituições Financeiras e seus clientes A origem do DREX O Banco Central batizou o Real Digital, como DREX. Está versão do real é uma Central Bank Digital Currency (CBDC) – ou moeda digital de banco central. A nova moeda é a representação da moeda brasileira […]

Acessar conteúdo
Pix Automático – Uma Nova Solução de Pagamentos Recorrentes

Praticidade e eficiência para empresas e usuários O Banco Central do Brasil (BC) está inovando com o “Pix Automático”, uma solução que promete simplificar pagamentos recorrentes de forma automatizada mediante a autorização prévia do pagador e a necessidade ativa do mesmo para cada transação. Neste artigo, exploraremos os detalhes e implicações desse novo sistema. O […]

Acessar conteúdo