Destaque

SPB – Desmistificando os custos

Em produção há mais de 20 anos, o Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB é um modelo consolidado e que nos últimos anos, principalmente após o lançamento do PIX, mostrou-se fundamental ao ecossistema das Instituições Financeiras, permitindo a operacionalização de uma vasta gama de produtos financeiros, para muito além da TED, trazendo escala aos negócios e maior liberdade às Instituições Financeiras.

Na época do seu lançamento, os custos de aquisição – tanto em relação à conectividade, ferramentas e pessoas – eram proibitivos para a maioria das Instituições Financeiras. As soluções de PSTI foram pensadas para diminuir o custo para as instituições com menor volume, que poderiam compartilhar uma infraestrutura de comunicação com a RSFN e o IBM MQ. Desta maneira, tradicionalmente as mesmas fornecem um custo de aquisição inicial mais baixo em relação a instituição financeira ter sua própria estrutura. Nessa modalidade a Lydians opera e integra desde 2002 com os provedores PSTI C&M Software e PSTI JD Consultores.

Com o passar dos anos e, mais recentemente, com a possibilidade de diluição dos custos de infraestrutura com outros produtos, se tornou bem mais atrativo para a grande maioria das instituições se conectarem diretamente na Rede do Sistema Financeiro Nacional e terem sua própria estrutura de liquidação das operações.

Elencamos a seguir os principais pontos que devem ser levados em conta na aquisição de uma solução SPB.

Infraestrutura de Links de Comunicação – RSFN

A regulamentação do uso das plataformas de computação em nuvem publica trouxe grandes facilidades na alocação dos recursos de infraestrutura e sua gestão. No mercado também surgiram soluções que fornecem a conectividade requerida com a RSFN em modelo Cloud Link.

IBM MQ Series e Connect Direct

Talvez seja o software da IBM o componente de todo esse ecossistema que mais intimidava as Instituições Financeiras. O mesmo é responsável por trafegar as mensagens e arquivos entre os participantes e as Câmaras, de maneira altamente confiável e performática.

Nesse sentido, a Lydians é parceira da IBM no fornecimento, treinamento operacional e implantação do IBM MQ e Connect Direct na sua Solução de SPB, diminuindo efetivamente os custos e facilitando a gestão desse ativo.

IBM MQ – Business Partner

Certificados Digitais SPB

Os certificados padrão SPB emitidos por autoridade certificadora ICP-Brasil são requeridos, e o custo de aquisição não diferencia se a operação ocorre com um PSTI ou estrutura própria.

Soluções PSTI ainda valem a pena?

Tradicionalmente os fornecedores de solução PSTI ofertam seu serviço com regime de pacote de mensagens e/ou com um valor por mensagem trafegada. Neste caso, é necessário observar a escalada dos negócios pode, rapidamente, oferecer um custo mensal para além do custo de aquisição da estrutura necessária e ter total controle sobre sua estrutura.

Se a Instituição está pensando em ofertar o PIX ao seus clientes, e/ou trabalhar com uma carteira de registro de boletos própria, ou ainda, ofertar pagamentos de boletos da Plataforma Centralizada de Registro, deve levar em conta a escalada do custo na proporção da escala do negócio. Nesse cenário uma alternativa onde o custo fixo mensal é especialmente interessante.

Quer saber mais?

Conheça nossa solução de SPB, potencialize seu negócio e reduza os custos.

Entre em contato com nosso time de especialistas para obter mais detalhes.

Conteúdo em destaque

Aumente a rentabilidade do novo consignado da sua IF com SPB

Entenda o novo empréstimo consignado: A recente modalidade de crédito, que foi disponibilizada através do programa Crédito do Trabalhador, tem como objetivo atender a profissionais com carteira assinada, ofertando condições mais atrativas de juros. Nesse novo empréstimo, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do funcionário, que poderá utilizar os recursos tanto para […]

Acessar conteúdo
Lydians na FEBRABAN TECH 2024 – O Convite para o Futuro

A Lydians tem orgulho de novamente patrocinar e expor na FEBRABAN Tech 2024 que ocorre em 25, 26, e 27 de Junho em São Paulo no Transamerica Expo Center.

Acessar conteúdo
DREX – A moeda digital para chamar de nossa!

Aplicações e Impacto do DREX no dia a dia das Instituições Financeiras e seus clientes A origem do DREX O Banco Central batizou o Real Digital, como DREX. Está versão do real é uma Central Bank Digital Currency (CBDC) – ou moeda digital de banco central. A nova moeda é a representação da moeda brasileira […]

Acessar conteúdo